terça-feira, 19 de junho de 2012

O Uno e o indivíduo - como entender esta interrelação

É com um em nossa sociedade vermos as pessoas desligadas umas das outras, com uma noção exclusivamente individualista. Muitas, talvez a maioria das pessoas acreditam ser seres totalmente individuais e independentes. o fato é que tudo é uma coisa só, estamos todos interligados. Quando jesus disse que somos todos irmãos ele falou uma verdade mas usando a linguagem que seria compreensível para aquele povo. na verdade, não somo somente irmãos, tudo é UM. Todos somos UM. Somos todos fatias do mesmo bolo. Por mais que se divida o bolo, ele continua sendo o bolo. O próprio dogma da Santíssima trindade, só é dogma pois não entenderam ou quiseram mistificar. Imaginem uma mesma pessoa de nome Pedro que tem 3 grandes halidades. Claro que o Supremo tem todas as habilidades e potenciais. Mas didaticamente vamos ilustrar assim:

Exemplo: Pedro é Médico, Policial e Professor.
Quando ele está atuando como Médico terá atitude, aparência e todos os outros atributos de um Médico.
Quando atua como policial terá atitude de policial e tudo mais de policial.
Quando atua como professor agirá e se vestirá como professor e terá todos os trejeitos de professor.
Mas este sujeito em momento nenhum deixou de ser o mesmo Pedro, ele só se manifestou na conveniência  das suas atribuições do momento, ou seja seguiu o fluxo da atitude e da ordem a ser aplicada. 
Assim é a Trindade, O Pai - Filho e Espírito Santo são o mesmo SER manifesto na forma conveniente à atitude à ser tomada. Como se fosse um mesmo bolo dividido em três pedaço, mas sem nunca se separar. A atitude pode ser diferente, mas o SER  é o mesmo DIVINO.
Assim somos nós humanos. Somo todos fatias na imagem e semelhança deste bolo. Aparentemente muito diferentes, mas como essência todos iguais. Uns mais desligados, outros menos da fonte divina, mas todos somos nós de uma mesma teia. O problema é que se um nó da teia se desata, toda teia está em risco. Imaginem se muitos nós estiverem desatados e desligados se sentidos auto suficientes ou perdidos. A teia toda pode se desfazer. Mas querendo ou não a teia somos todos nós. Se ela se desatar gravemente todo mundo se perde, porque não existe EU sem NÓS. Na verdade só existe o NÓS manifestado em cada EU.
Isto não quer dizer que não possamos ter uma vida individual própria, pois a UNIDADE não anula o INDIVÍDUO , assim como o INDIVÍDUO não anula a UNIDADE. Basta que saibamos nossos papéis na coletividade e passemos a cooperar dentro do FLUXO que flui. Cada um se respeitando e cumprindo seu papel cooperativo tudo flui em harmonia levando à ordem e a PAZ INTERIOR. Deixanndo de lado o capitalismo selvagem predatório e desagregador auto-destrutivo tudo volta naturalmente á ordem. Não sou contra o capitalismo, mas sim contra a selvageria predatória do capitalismo sem controle e ordem cooperativa.Quando cada um entende-se como uma fração do todo, todos são felizes e assim vem,o que tem muitos nomes mas tem a mesma essência, a ILUMINAÇÃO, SALVAÇÃO, NIRVANA etc.
Um abraço fraternal de um irmão em busca do TAO.
Mestre Mestre Colonna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário