quarta-feira, 4 de julho de 2012

A trilogia do Tai Chi Chuan

   O Tai Chi Chuan seguindo a trilogia Taoísta tem três objetivos principais:
1- Paz interior, iluminação, bem estar espiritual

2- Saúde, bem estar físico

3- Auto-defesa

Dentro desta filosofia entendemos que a busca maior é a da iluminação, através do desenvolvimento resumido em uma palavra:Virtude.
O treinamento da sequência de exercícios que envolvem técnicas de respiração, desenvolvimento da concentração até atingir um estado meditativo que leva ao vazio que tudo contém, direciona à estados mentais e espirituais mais elevados gerando pessoas cada vez mais virtuosas.


A busca da saúde física entra no conceito "CORPUS SÃO, MENTES SANA".  Para se  atingir um estado de elevação espiritual é necessário cuidar do templo do espírito. Sem um corpo são, é muito mais difícil se atingir o centro (equilíbrio), pois dependemos de um corpo harmonizado para ter saúde num amplo espectro. O Tai Chi Chuan praticado com frequência e disciplina harmoniza todos os meridianos energéticos gerando saúde global.


A Auto-defesa é a prática marcial do Tai Chi Chuan, pois toda a sequência tradicional de movimentos além de serem totalmente baseados na Medicina chinesa com os objetivos acima esclarecidos, também tem aplicação marcial. Não enfatizamos a prática marcial pois entendemos que a PAZ INTERIOR já é a nossa AUTO-DEFESA. Mas como neste mundo tribulado devemos ter a sabedoria de SABER LUTAR PARA NÃO TER QUE LUTAR, a marcialidade do Tai Chi Chuan é um recurso de auto-defesa que só pode ser usado fisicamente, estritamente como último recurso de defesa pessoal. Afinal quem aprende verdadeiramente a marcialidade do Tai Chi Chuan aprende que ela tem infinitas aplicações na vida sem o uso da força, pois o fundamento mais básico do Tai Chi Chuan é o de VENCER A FORÇA PELA SUAVIDADE. 
Aprende-se que não existe energia ruim, o que existe é energia mal usada. A intenção e o grau de virtude no uso da energia é que vai definir sua polaridade (boa ou ruím). Por isto nós estudamos e praticamos a ALQUIMIA CELESTIAL, que é nada mais do que desenvolver a virtude através da simplicidade, do UNO, da religação ao SUPREMO TAO, o CRISTO SENHOR.


Afetivamente, Mestre Colonna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário